Recentemente, publicamos uma postagem que explicou os procedimentos para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos, que você pode conferir aqui. Mas na Europa, o processo é um pouco diferente, e para não te deixar de fora, vamos contar para você como funciona o processo!
Para abrir uma conta bancária de base na Europa, você precisa de:
Documento de identidade internacional (como o passaporte, por exemplo);
Comprovante do seu endereço atual;
Alguns bancos podem pedir recibo de salário ou uma carta de seu empregador;
Se você já é residente legal em algum país da União Europeia, isso te dá o direito de abrir uma conta bancária “de base” em qualquer banco. Os únicos motivos pelos quais os bancos podem se recusar a abrir uma conta para você, são:
- desrespeito às regras de esclarecimento de capitais;
- conta semelhante em outro banco no mesmo país;
As contas bancárias de base nos países da União Europeia aceitam operações simples, como depósitos, extratos e pagamentos, e você também tem o direito de receber um cartão de débito, que pode ser utilizado para fazer compras na Internet ou em lojas físicas, mas isso não te dá o direito de receber um cartão de crédito, por exemplo.
Outro fator interessante é que nem todos os bancos exigem que você vá pessoalmente abrir a sua conta. Alguns oferecem esse sistema pela internet, como é o caso do WB21. Você também pode estar suscetível a pagar uma taxa anual de manutenção da sua conta, que varia de país para país dentro da Europa.
Uma boa vantagem é que você pode mudar de banco a qualquer momento, seja em outro país da União Europeia ou no mesmo em que a conta foi criada. O próprio banco ficará responsável por transferir os seus dados e o seu dinheiro para a nova conta.
E, depois que você criar a sua conta, poderá receber dinheiro do Brasil através da CambioReal! Para conhecer mais sobre os nossos serviços de envio de dinheiro para a Europa, é só clicar bem aqui!