Você sabe qual foi o primeiro item da história a ser vendido pela internet?
Segundo o jornal EXAME, em 1994, o site NetMarket vendeu o primeiro produto online: um CD do cantor Sting. O comprador foi um homem chamado Phil Brandenberger, morador da Philadelphia.
De lá para cá, o e-commerce só cresceu. Tanto que, segundo o Webshoppers, o estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento, o E-commerce está ganhando uma nova vertente.
Realizado pela EBIT | NIELSEN desde 2001, o estudo mostra que 58 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra online em 2018, sendo que 10 milhões desses fizeram sua primeira compra digital no ano.
Mas, o que é o M-Commerce?
São compras realizadas via dispositivos móveis: celulares, tablets, aplicativos. Por isso, se você está no e-commerce, pensar “mobile first” é essencial. Os dispositivos mobile concentram oportunidades para todos os tamanhos de negócio.
O que raios é Mobile First?
Durante muito tempo, o design era pensado exclusivamente para computadores. Com o início da popularização dos dispositivos móveis, passamos a nos preocupar com adaptações direcionadas às condições particulares desses aparelhos. É aqui que surgem conceitos como responsividade, versões mobile de sites, aplicativos, e por aí vai.
Hoje em dia, não é suficiente criar uma adaptação mobile do seu site, é necessário enxergá-la como o principal canal entre sua empresa e seu público. Essa é a premissa por trás do mobile first design, conforme o nome diz: planejar o layout mobile primeiro e, depois, o resto.